O sucesso de um ponto comercial está diretamente relacionado com a arquitetura do ambiente.
Fatores como cores, iluminação e circulação são essenciais no momento de atrair a atenção dos consumidores e aumentar o faturamento da loja. O projeto decoração está ligado à estratégia e aos resultados buscados pelo estabelecimento comercial. Para projetos de lojas, o marketing e a arquitetura devem caminhar lado a lado.
O ambiente deve ser planejado com características que despertem no consumidor a vontade de adquirir determinado produto, informando que o briefing inicial do projeto é montado a partir de um plano de marketing.
Deve-se levar em consideração o ponto em que a loja será construída, os consumidores que serão o público-alvo e o tipo de mercadoria que será comercializada.
As marcas vendem um estilo de vida.
Outra demanda pode ser para lojas impactantes onde devem ser estimulados outros aspectos, tais como: fachada, circulação, acessibilidade, piso, iluminação, núcleos, pé direito, cheiros e sons.
A fachada da loja é a primeira imagem observada pelo consumidor. Com uma aparência mais “limpa”, sem objetos poluindo sua visão, com uma placa que evidencia a marca, uma vitrine que destaca os produtos mais atrativos, uma iluminação que chama atenção e que transmita uma sensação de receptividade.
Todos esses itens agregam valor para o aumento do faturamento.
O tamanho e o tipo adequado de acesso, a distribuição do mobiliário expositor e o posicionamento de elementos como a caixa são alguns dos pontos chave para definição do layout.
A escolha do material a ser utilizado no piso deve contemplar análises estéticas, construtivas e promoção. Pisos cerâmicos e os porcelanatos possuem maior resistência, menor manutenção e maior variedade de formatos, formatos e texturas. Buscar harmonizar como núcleos do piso com a restante dos materiais de acabamento e com iluminação.
É necessário ter um cuidado especial ao se projetar a iluminação, tanto para as luzes que iluminarão os produtos quanto para as lâmpadas na circulação das pessoas.
É possível direcionar o fluxo do consumidor pela loja com técnicas de iluminação. O material indicado para essa atividade são lâmpadas sem um foco definido no piso, que proporcionam iluminação difusa.
Os núcleos estão entre as ferramentas mais versáteis do design. As escolhas corretas e o equilíbrio no uso trazem ótimos resultados na criação de um agradável e eficiente espaço de varejo. Podem alterar visualmente a percepção espacial de um projeto.
Lojas de padrão mais elevado tendem a usar cores mais sofisticadas, como preto, marrom e cinza. Já no comércio popular, pode-se usar tons mais chamativos.
Em lojas com o perfil mais jovem é recomendável devido às tonalidades vibrantes. Nos ambientes voltados para pessoas com mais idade, são usados tonalidades mais calmas, pois com a idade vai perdendo a capacidade de percepção dos tons.
A grande tendência é proporcionar ao seu consumidor um ambiente seguro devido as novas regras de saúde devido ao Corana Virus e experiências sensoriais.
A estratégia é usar cheiros e filhos para estimular os consumidores, com um ambiente mais livre e visualmente limpo.
Mas os odores costumam provocar reações imediatas, mesmo que de forma inconsciente. Investir em essências exclusivas para perfumar uma loja é uma forma de se fixar na memória olfativa do cliente, que vai associar a marca às características do aroma que está no ar.
O som também pode potencializar as vendas desde que o ambiente seja confortável acusticamente.
Um bom designer oferece uma experiência agradável e suficiente para atribuir credibilidade ao seu negócio.
Nainá Julio